NOMENCLATURAS BANCARIAS BOLETO
De VRWiki
Índice
- 1 NOME DO BANCO
- 2 CÓDIGO DO BANCO
- 3 NÚMERO DO CÓDIGO DE BARRAS
- 4 VENCIMENTO
- 5 AGÊNCIA/CÓDIGO CEDENTE
- 6 NOSSO NÚMERO
- 7 VALOR DO DOCUMENTO
- 8 DESCONTOS/ABATIMENTOS
- 9 OUTRAS DEDUÇÕES
- 10 MORA/MULTA
- 11 OUTROS ACRÉSCIMOS
- 12 VALOR COBRADO
- 13 LOCAL DE PAGAMENTO
- 14 CEDENTE
- 15 DATA DO DOC.
- 16 CARTEIRA, ESPÉCIE, QUANTIDADE E VALOR
- 17 SACADO
- 18 INSTRUÇÕES
- 19 ESPÉCIE DOC.
- 20 Nº DOCUMENTO
- 21 ACEITE
- 22 DATA PROCES.
- 23 CÓDIGO DE BARRAS
NOME DO BANCO
Nome do banco que emitiu o boleto.
CÓDIGO DO BANCO
Cada banco possui um código que o identifica entre os demais. Este código corresponde ao código de compensação do banco, um número que o identifica entre os demais e nada tem a ver com o número da agência, já que um mesmo banco possui várias agências. Este código foi criado pela FEBRABAN. Veja o código de seu banco clicando aqui.
Também pode ser chamado de: Código do Banco, ID FEBRABAN do Banco e Número do Banco.
NÚMERO DO CÓDIGO DE BARRAS
Este campo é o número do código de barras. Também é chamado de Linha Digitável e tem por padrão todas as informações do boleto. Veja abaixo as informações detalhadas.
VENCIMENTO
Data do vencimento do boleto. O vencimento é determinado na hora do lançamento do recebimento no campo "Data Vencimento" que pode ser encontrado em todas as ferramentas do financeiro.
AGÊNCIA/CÓDIGO CEDENTE
Este campo varia conforme o banco, mas em geral é composto pelo número da carteira, agência, conta e dígito. Dependendo do banco, pode ser: agência+conta ou mesmo carteira+agência+conta. Cada banco tem um padrão.
NOSSO NÚMERO
Este campo também varia conforme o banco, mas você deve dar uma atenção especial a ele, porque quando o boleto é pago, em geral é esse o número que aparece no seu extrato, assim você tem como identificar o boleto pago. Portanto esse número, deve ser diferente para cada boleto emitido, e não podendo haver duplicidades. Alguns bancos fornecem uma faixa de números que o cliente pode trabalhar, outros já deixam a critério do cliente.
VALOR DO DOCUMENTO
Valor total a ser pago do boleto.
DESCONTOS/ABATIMENTOS
Campo que informa descontos caso haja.
OUTRAS DEDUÇÕES
Campo que informa demais deduções (descontos) caso haja.
MORA/MULTA
Campo que informa valores de multa ou juros caso haja.
OUTROS ACRÉSCIMOS
Campo que informa acréscimos gerais caso haja.
VALOR COBRADO
É um "SUBTOTAL" do boleto. Nele serão calculados: Juros/Mora, Acréscimos e Descontos caso haja.
LOCAL DE PAGAMENTO
Campo que identifica quais são os locais que podem receber o boleto, assim como locais indicados como preferíveis.
CEDENTE
Identificação da pessoa (FÍSICA ou JURÍDICA) responsável pela emissão de boleto.
DATA DO DOC.
Representa a data de emissão do boleto.
CARTEIRA, ESPÉCIE, QUANTIDADE E VALOR
CARTEIRA A carteira é a modalidade de cobrança que o cliente opera, é um número que caracteriza o tipo de cobrança que o cliente está trabalhando, exemplos de carteiras são "Cobrança Simples" e "Cobrança Registrada". Cada banco tem seus próprios códigos de carteira e a utilização de um código de carteira incorreto pode fazer com que o crédito não seja efetuado na conta do cliente.
ESPÉCIE, QUANTIDADE e VALOR Identifica a espécie de moeda que a qual o boleto deve ser cobrado. Logo, os campos quantidade e valor servem para identificar o tipo de conversão deve ser feita caso o pagamento seja realizado em outra moeda.
SACADO
Campo que armazena os dados da pessoa que pagará o boleto.
INSTRUÇÕES
Campo de observações gerais para auxílio no pagamento do boleto.
ESPÉCIE DOC.
Normalmente se vê neste campo a informação "DM" que quer dizer duplicata mercantil, mas existem inúmeros tipos de espécie, neste caso é aconselhável discutir com o cliente e até mesmo com o banco qual a espécie de documento será utilizada, a identificação incorreta da espécie do documento não vai impedir que o boleto seja pago e nem que o credito seja efetuado na conta do cliente, mas pode ocasionar na impossibilidade de se protestar o boleto caso venha a ser necessário.
Nº DOCUMENTO
O número do documento existe apenas para fins de informação e o banco não faz nenhum controle sobre ele, é comum que seja utilizado para informar o número de uma nota fiscal de venda, mas pode ser utilizado para qualquer fim obedecendo apenas o número máximo de caracteres estipulado pelo banco.
ACEITE
O campo Aceite indica se o Pagador (quem recebe o boleto) aceitou o boleto, ou seja, se ele assinou o documento de cobrança que originou o boleto. O padrão é usar "Não" ou "0" no aceite, pois nesse caso não é necessário a autorização do Pagador para protestar o título. Se escolher "Sim" ou "1", o Beneficiário (quem emite o boleto) precisará de algum documento onde o Pagador reconhece a dívida para poder protestar o título.
DATA PROCES.
Exibe a data que o boleto foi impresso.
CÓDIGO DE BARRAS
São código de barras, que através de sua espessura representam "0" ou "1" em binário. No total o código de barras é composto por 44 dígitos numéricos, que representam o valor, data de vencimento, entre outras informações do boleto. A composição e disposição desses números variam de banco pra banco, podendo conter o número da agencia, conta corrente, código do cliente, etc.