Manual do sistema VR Master Fiscal Arquivos magneticos Sped Contribuicoes
De VRWiki
(Redirecionado de Manual do sistema VR Master Fiscal Arquivos magneticos Sped PIS/COFINS)
Índice
INTRODUÇÃO
A ferramenta de Exportação de SPED PIS/COFINS é responsável por realizar a geração do SPED PIS/COFINS. Nesta ferramenta é possível parametrizar o sistema de forma que o arquivo já esteja pronto para realizar sua validação.
RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO
![]()
- Ferramentas. Clique aqui e veja o manual completo das ferramentas.
- Exportar (Teclas de atalho ALT+A). Clique neste botão para exportar o arquivo de SPED PIS/COFINS.
- Parametrizar (Teclas de atalho ALT+Z). Insira na parametrização o caminho que o sistema deve criar os arquivos do SPED PIS/COFINS gerados.
- Caminho Exportação - Este campo serve para indicar o diretório aonde os arquivos do SPED Contribuições serão exportados. - Exporta Código Externo Plano de Contas - Quando marcado envia o código externo do cadastro de plano de contas de sistemas anteriores ou de terceireiros, quando não marcado envia o código interno do sistema. - Exportar Conta Analítica e Sintética - Quando marcado o sistema envia os níveis de conta 1, 2, 3, 4 e 5 e quando não marcado o sistema envia apenas o nível 5. Disponível a partir da versão 3.18.4
- Configurar (Teclas de atalho ALT+U).
![]()
- Exportações (Sem teclas de atalho). Utilize as exportações de Relatório, Arquivo e Planilha para uma lista ou consulta realizada. Clique aqui e veja como funciona cada uma das exportações. - Clique no botão adicionar(
).
![]()
- Ferramentas. Clique aqui e veja o manual completo das ferramentas. - Loja - Informe a loja que será gerada o SPED PIS/COFINS. - Método de Apropriação de Crédito - Escolha o método de apropriação de sua empresa. Caso haja dúvidas contate o setor responsável pelos dados fiscais de sua empresa. - Contabilista - Informe o contabilista responsável por sua loja. O campo só aceitará signatários cujo tipo seja "CONTADOR". Disponível a partir da versão 3.17.3 - Escrituração de operações com incidência - Escolha o método de escrituração de operações de sua empresa. Caso haja dúvidas contate o setor responsável pelos dados fiscais de sua empresa. - Apuração com base no registo: - Individualizado de NF-e de ECF - Este método é responsável por gerar os registros: C100, C170, C400, C405, C481 e C485. - De consolidação das operações de NF-e e ECF - Este método é responsável por gerar os registros: C190, C191, C195, C490, C491 e C495. - Apuração Contribuição - Informe a apuração de contribuição de sua empresa. Caso haja dúvidas contate o setor responsável pelos dados fiscais de sua empresa. - Nos campos de códigos de pis/cofins DCTF insira os códigos para sua empresa. Informe-se com o seu contador a respeito dos códigos. - Plano Conta Referencial - Informe o plano de conta referencial, se o parâmetro estiver preenchido e se tiver conta contábil referenciada, o sistema envia no campo 8 do registro 0500 a conta governo referenciada, caso contrário envia vazio. Disponível a partir da versão 3.18.4
GERAÇÃO SPED CONTRIBUIÇÕES
- Acesse o menu: Fiscal > Arquivos Margnéticos > Sped Contribuições.![]()
- Permissão (Sem teclas de atalho). Clique neste botão para dar permissão a usuários em ações da tela. Clique aqui e veja o manual completo de permissões.
- Abrir (Teclas de atalho F9). Clique neste botão para escolher um diretório para a criação do arquivo.
- Calendário (Teclas de atalho F6). Clique neste botão para abrir um calendário e selecionar uma data. - Data - Informe qual o tipo de data que o arquivo deve se referenciar. - Período - Informe o período da geração do arquivo. - Data Apuração - Informe a data a ser apurada no arquivo. - Versão - Informe a versão 003. - Grupo Econômico - Selecione qual grupo econômico deve ser gerado o arquivo. caso não utilize contabilidade deixe o campo como está. - Loja - Informe para qual loja o arquivo deve ser gerado. - Perfil - Selecione qual em qual perfil deve ser gerado o arquivo. Em caso de dúvidas, consulte o setor contábil/fiscal de sua empresa. - Tipo Remessa - Selecione se o arquivo é original (primeira geração) ou de retificação (correção para arquivos já gerados). - Diretório - Informe o diretório em seu computador que os arquivos devem ser exportados. - Recibo Anterior - Esta opção só será habilitada se o campo "Tipo Remessa" esteja como tipo "ARQUIVO RETIFICADOR". Sendo assim, deverá informar o código do arquivo original. - Clique em exportar. A partir da versão 3.18.3 o valor de ICMS somará o valor do FCP e ICMS Substituição e Valor Contábil somará o valor do FCP Substituição.
A partir da versão 3.18.3, ao selecionar a opção NENHUM no campo 'Grupo Econômico', é gerado um arquivo separado para cada loja selecionada no campo 'Loja'.
ANEXO 1: DETALHAMENTO DE REGISTROS DO SPED CONTRIBUIÇÕES
Aprenda sobre todos os registros do Sped Contribuições. O que cada um faz e onde eles agem dentro do sistema.