Manual do sistema VR Master Contabilidade Parametrizacao
De VRWiki
Índice
- 1 INTRODUÇÃO
- 2 VÍDEO: PARAMETRIZAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA OS TIPOS
- 3 RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: GERAL
- 4 RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: PLANO CONTA
- 5 RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: CONTAS PAGAR
- 6 RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: CONTAS RECEBER
- 7 RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: MAPA RESUMO
- 8 RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: TIPO ENTRADA
- 9 RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: TIPO SAÍDA
- 10 RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: ATIVO IMOBILIZADO
INTRODUÇÃO
A parametrização contábil é a parte mais importante de seu setor contábil dentro do sistema. A parametrização irá configurar todas as entradas, saídas e contas contábeis para todas as ações financeiras do sistema, é por isso que ela é tão importante e precisa de extrema atenção na hora de ser configurada.
VÍDEO: PARAMETRIZAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA OS TIPOS
Configuração válida para empresas que possuem o módulo contábil. Se você ainda não possui o módulo contábil clique aqui para ver a configuração correta.
RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: GERAL
- Subgrupo Padrão Fornecedor Ativo - Conta contábil responsável por armazenar informações de recebimentos de fornecedores. - Subgrupo Padrão Fornecedor Passivo - Conta contábil responsável por armazenar informações de pagamentos de fornecedores. - Subgrupo Padrão Cliente Eventual Ativo - Conta contábil responsável por armazenar informações de recebimentos de Clientes Eventuais. - Subgrupo Padrão Cliente Eventual Passivo - Conta contábil responsável por armazenar informações de pagamentos de Clientes Eventuais. - Subgrupo Padrão Cliente Preferencial Ativo - Conta contábil responsável por armazenar informações de recebimentos de Clientes Preferenciais. - Subgrupo Padrão Cliente Preferencial Passivo - Conta contábil responsável por armazenar informações de pagamentos de Clientes Preferenciais. - Subgrupo Padrão Empresa Ativo - Conta contábil responsável por armazenar informações de recebimento referentes ao convênio de Empresas. - Subgrupo Padrão Empresa Passivo - Conta contábil responsável por armazenar informações de pagamentos referentes ao convênio de Empresas. - C/C Encerramento do Execício - Informe neste campo o plano de conta referente ao resultado de seu período, ou seja, a conta que irá dar suporte aos créditos e débitos do zeramento. - C/C PL Transferência Resultado - Lucro - Neste campo informe a conta contábil referente ao lucro acumulado da conta contábil que está setada no campo "Encerramento de Exercício". - C/C PL Transferência Resultado - Prejuízo - Neste campo informe a conta contábil referente ao prejuízo acumulado da conta contábil que está setada no campo "Encerramento de Exercício".
RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: PLANO CONTA
- C/C Ativo - Este campo informa qual o primeiro nível do plano de conta referente as contas contábeis Ativas. - C/C Passivo -Este campo informa qual o primeiro nível do plano de conta referente as contas contábeis Passivas. - C/C Receita - Este campo informa qual o primeiro nível do plano de conta referente as contas contábeis de Receitas. - C/C Custo - Este campo informa qual o primeiro nível do plano de conta referente as contas contábeis para Custos. - C/C Despesa - Este campo informa qual o primeiro nível do plano de conta referente as contas contábeis para Despesas.
RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: CONTAS PAGAR
"C/C PIS" e "C/C COFINS" disponível a partir da versão 3.17.11 - Histórico Padrão - Histórico padrão referente a todos os pagamentos feitos a fornecedores. - C/C Acréscimo/Histórico Padrão - Conta Contábil referente ao acréscimo de pagamento de fornecedores. A frente, insira o histórico padrão referente a conta contábil de acréscimo. - C/C Transitória Pagamento / Histórico Padrão - Informe a conta contábil responsável por pagamentos transitórios. Pagamento transitório é quando um documento é pago por uma conta que não seja da loja que tem a origem deste documento, em outras palavras, pagamento transitório é quando a loja 2 paga uma conta da loja 1, para isso a loja 1 e a loja 2 devem ser do mesmo grupo econômico. - C/C Abatimentos - A seção de abatimento serve para receber os valores de abatimentos realizados para os fornecedores na hora da baixa. Ao adicionar um abatimento ao pagamento do fornecedor o sistema fraciona os valores e insere nas contas correspondentes. Você pode visualizar esses valores acessando o manual de pagamento de fornecedores (Aba Abatimentos) Campos: Frete, Logística e Rebaixa disponível a partir da versão 3.16.4
- Aba Adiantamento. Disponível a partir da versão 3.16.4- C/C Adiantamento/ Histórico Padrão - Conta contábil referente ao adiantamento de pagamento de fornecedores. A frente insira o histórico padrão referente a conta contábil de adiantamento.
RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: CONTAS RECEBER
- Na aba Caixa > Recebimento deve-se identificar as contas contábeis de débito e crédito de Descontos, Juros, Multas e Taras referentes ao caixa assim como seus respectivos históricos.- Histórico Padrão - Histórico que identifica todas as operações de recebimento. - C/C Transitória Recebimento / Histórico Padrão - Informe a conta contábil responsável por recebimentos transitórios. Recebimento transitório é quando um documento é pago por uma conta que não seja da loja que deve realizar o recebimento, em outras palavras, pagamento transitório é quando a loja 2 recebe uma conta da loja 1, para isso a loja 1 e a loja 2 devem ser do mesmo grupo econômico.
- Identifique na aba Venda as Contas Contábeis de débito e crédito de Contra Vale, Recarga e Vale Gás assim como seus respectivos históricos padrão.![]()
- Identifique na aba Diferença Caixa as Contas Contábeis de débito e crédito de Diferença Descontada, Diferença Não Descontada e Sobra de caixa assim como seus respectivos históricos. Estes parâmetros respeitarão os valores divergentes referentes aos caixas no acerto de caixa onde as diferenças que excedem a parametrização serão contabilizadas. A partir da versão 3.17.11 o campo "SOBRA" foi removido.![]()
- Na aba "Cheque" os campos Lançamento Crédito, Descontos, Juros, Multas e seus respectivos históricos são referentes aos valores que são apurados pelo sistema em: Financeiro / Contas Receber / Cheque / Recebimento. A partir da versão 3.17.11 foram adicionados os campos "C/C PIS" e "C/C COFINS".![]()
- Na aba "Convênio" os campos Lançamento Crédito, Descontos, Juros, Multas e seus respectivos históricos são referentes aos valores que são apurados pelo sistema em: Financeiro / Contas Receber / Convênio / Recebimento.![]()
- Na aba "Contrato" os campos Descontos, Juros, Multas e seus respectivos históricos são referentes aos valores que são apurados pelo sistema em: Financeiro / Contas Receber / Contrato / Recebimento.![]()
- Na aba "Crédito Rotativo" os campos Lançamento Crédito, Descontos, Multas e seus respectivos históricos são referentes aos valores que são apurados pelo sistema em: Financeiro / Contas Receber / Crédito Rotativo / Recebimento.![]()
- Na aba "Devolução" os campos Descontos, Juros, Multas e seus respectivos históricos são referentes aos valores que são apurados pelo sistema em: Financeiro / Contas Receber / Devolução / Recebimento.![]()
- Na aba "Outras Receitas" os campos Descontos, Juros, Multas, PIS, Cofins e seus respectivos históricos são referentes aos valores que são apurados pelo sistema em: Financeiro / Contas Receber / Outras Receitas / Recebimento. Centro de Custo criado a partir da versão 3.18.4![]()
- Na aba "Venda Prazo" os campos Descontos, Juros, Multas, Imposto Renda, PIS, Cofins, CSLL e seus respectivos históricos são referentes aos valores que são apurados pelo sistema em: Financeiro / Contas Receber / Venda Prazo / Recebimento.![]()
- Na aba "Verba" os campos Descontos, Juros, Multas e seus respectivos históricos são referentes aos valores que são apurados pelo sistema em: Financeiro / Contas Receber / Verba / Recebimento. Centro de Custo criado a partir da versão 3.18.4![]()
RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: MAPA RESUMO
1 - COFINS - Campos relacionados ao COFINS sobre a venda. Ao realizar a consistência os valores fracionados para COFINS credita a C/C Crédito que em seguida realiza um débito para a C/C Débito. Insira o histórico padrão referente a COFINS do Mapa Resumo. 2 - CUSTO - Campos relacionados ao Custo do Produto sem imposto da mercadoria vendida. Ao realizar a consistência os valores de Custo dos produtos credita a C/C Crédito que em seguida realiza um débito para a C/C Débito. Insira o histórico padrão referente ao custo das mercadorias vendidas. 3 - ICMS - Campos relacionados ao ICMS sobre a venda. Ao realizar a consistência os valores fracionados para ICMS credita a C/C Crédito que em seguida realiza um débito para a C/C Débito. Insira o histórico padrão referente a ICMS do Mapa Resumo. 4 - PIS - Campos relacionados ao PIS sobre a venda. Ao realizar a consistência os valores fracionados para PIS credita a C/C Crédito que em seguida realiza um débito para a C/C Débito. Insira o histórico padrão referente ao PIS do Mapa Resumo. 5 - VALOR TOTAL - Campos relacionados aos totais de venda. Ao realizar a consistência os valores totais de venda é creditada no campo C/C Crédito que em seguida realiza um débito para a C/C Débito. Insira o histórico padrão referente aos Valores Totais do Mapa Resumo.
RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: TIPO ENTRADA
1 - COFINS - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores de COFINS serão inseridos na C/C Crédito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Débito. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 2 - CSRF - COFINS - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores de CSRF COFINS serão inseridos na C/C Crédito e em seguida a C/C Débito será alimentada pela C/C Passiva configurada para o fornecedor. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 3 - CSRF - CSLL - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores de CSRF CSLL serão inseridos na C/C Crédito e em seguida a C/C Débito será alimentada pela C/C Passiva configurada para o fornecedor. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 4 - CSRF - PIS - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores de PIS serão inseridos na C/C Crédito e em seguida a C/C Débito será alimentada pela C/C Passiva configurada para o fornecedor. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 5 - CUSTO - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores do custo da mercadoria sem imposto serão inseridos no campo C/C Crédito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Débito. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 6 - ICMS - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores de ICMS serão inseridos na C/C Crédito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Débito. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 7 - ICMS SN - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores de ICMS SN serão inseridos na C/C Crédito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Débito. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 8 - INSS - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores de INSS serão inseridos na C/C Crédito e em seguida a C/C Débito será alimentada pela C/C Passiva configurada para o fornecedor. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 9 - IPI - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores de IPI serão inseridos na C/C Crédito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Débito. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 10 - IRRF - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores de IRRF serão inseridos na C/C Crédito e em seguida a C/C Débito será alimentada pela C/C Passiva configurada para o fornecedor. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 11 - ISS - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores de ISS serão inseridos na C/C Crédito e em seguida a C/C Débito será alimentada pela C/C Passiva configurada para o fornecedor. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 12 - PIS - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores de PIS serão inseridos na C/C Crédito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Débito. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 13 - VALOR TOTAL - Ao finalizar uma nota fiscal de entrada os valores totais das notas serão inseridos na C/C Crédito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Débito (caso o campo C/C Crédito esteja em branco o sistema irá buscar a C/C Passiva cadastrada no fornecedor). Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação.
RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: TIPO SAÍDA
1 - COFINS - Ao finalizar uma nota fiscal de saída os valores de COFINS serão inseridos na C/C Débito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Crédito. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 2 - CUSTO - Ao finalizar uma nota fiscal de saída os valores do Custo dos produtos sem impostos serão inseridos na C/C Débito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Crédito. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 3 - ICMS - Ao finalizar uma nota fiscal de saída os valores de ICMS serão inseridos na C/C Débito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Crédito. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 4 - IPI - Ao finalizar uma nota fiscal de saída os valores de IPI serão inseridos na C/C Débito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Crédito. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 5 - PIS - Ao finalizar uma nota fiscal de saída os valores de PIS serão inseridos na C/C Débito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Crédito. Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação. 6 - VALOR TOTAL - Ao finalizar uma nota fiscal de saída os valores totais das notas serão inseridos na C/C Débito e em seguida realizará uma transferência para a C/C Crédito (caso o campo C/C Débito esteja em branco o sistema irá buscar a C/C Ativa cadastrada no fornecedor). Deve-se inserir o histórico padrão referente a esta operação.
RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO: ATIVO IMOBILIZADO
Disponível a partir da versão 3.17.5 Aba ICMS CIAP - Informe as contas contábeis e históricos padrões referentes a movimentação de ICMS CIAP. Utilizando o flag "ATIVO" na Integração da contabilidade, a Data de "Lançamento Contábil" será a "Data Entrada" da nota salva no cadastro do bem ativo. Será gerado um lançamento para cada bem ativo. O sistema também fará 2 lançamentos que serão considerados nas contas contábeis vinculadas aos compos: "CIAP Curto PRAZO" e "CIAP Longo Prazo". No curto prazo o sistema irá considerar o valor da primeira parcela do CIAP do produto (Valor Passível Crédito). No longo prazo o sistema irá considerar o valor total de todas as parcelas menos a primeira parcela válida.![]()
Aba PIS/COFINS - Parametrize as contas contábeis e históricos padrões referentes a movimentação de PIS/COFINS. Utilizando o flag "ATIVO" na Integração da contabilidade, serão gerados lançamentos para cada bem ativo. O sistema também fará lançamentos que serão considerados nas contas contábeis vinculadas aos campos: "C/C PIS Recuperar Curto Prazo", "C/C COFINS Recuperar Curto Prazo", "C/C PIS Recuperar Longo Prazo" e "C/C COFINS Recuperar Longo Prazo". O sistema buscará essas informações nos campos PIS e COFINS da tela de Créditos Tributos No curto prazo o sistema irá considerar o valor da primeira parcela do PIS e do COFINS do produto. No longo prazo o sistema irá considerar o valor total de todas as parcelas menos a primeira parcela válida.![]()
Aba Custo/Depreciação - Parametrize as contas contábeis e históricos padrões referentes a movimentação de Custos e Depreciação no sistema. Utilizando o flag "ATIVO" na Integração da contabilidade, o sistema fará a soma do campo "Valor Depreciação Mensal" sempre no último dia do mês. Será gerado um lançamento para cada bem ativo. O sistema também fará os lançamentos nas contas contábeis vinculadas aos campos: "C/C Depreciação", "C/C Despesa Depreciação" e "C/C Custo Depreciação" contidos na tela de "Grupo Ativo".![]()