Manual do Sistema VR Master Ferramentas v4.5 Financeiro Contas Pagar Despesas
De VRWiki
NOTAS DE ATUALIZAÇÃO
CAMPO TIPO PAGAENTO EM OUTRAS DESPESAS Adicionado o campo ‘Tipo Pagamento’ na tela de Lançamento de Outras Despesas. Inclui também observação detalhada da alteração de Tipo Pagamento da tela de Parcela de Pagamento Fornecedor no Log Transação. Caminho no menu: Financeiro → Contas Pagar → Despesas → Outras Despesas → Consulta de Lançamento Outras Despesas → Lançamento de Outras DespesasQuando inserido o fornecedor, o novo campo ‘Tipo Pagamento’ é preenchido automaticamente a partir do Tipo Pagamento selecionado no Cadastro de Fornecedor (Cadastro → Operacional → Fornecedor → Consulta de Fornecedor → Cadastro de Fornecedor → Dados Financeiros → Tipo Pagamento), podendo ser editado posteriormente:
Quando finalizado o Lançamento -– se o Tipo Entrada do Lançamento tiver a flag ‘Atualiza Contas a Pagar’ marcada —, a tela de Parcela de Pagamento Fornecedor (Financeiro → Contas Pagar → Fornecedor → Consulta de Pagamento Fornecedor → Parcela de Pagamento Fornecedor), conterá o mesmo Tipo Pagamento inserido no Lançamento:
⚠ Além disso, o Log Transação contem detalhes, informando a alteração dos campos da tela de Outras Despesas e da tela Parcela de Pagamento Fornecedor:
![]()
INTEGRAÇÃO DO EVENTO R-4020 COM LANÇAMENTO DE OUTRAS DESPESAS O sistema VRMaster passou a considerar também os lançamentos realizados na tela Lançamentos de Outras Despesas como base para a geração e transmissão do evento R-4020 da EFD-REINF. Anteriormente, embora o sistema realizasse corretamente o cálculo e o preenchimento das retenções de tributos (como IRRF) nesses lançamentos, a transmissão do evento R-4020 não era processada quando a origem da despesa era a tela de Outras Despesas para beneficiários do tipo Pessoa Jurídica, exigindo que o cliente realizasse esse envio por outros meios. Com a melhoria, a tela Cadastro de Geração Retenção Tributo foi homologada para processar, gerar e transmitir o evento R-4020 também com base nesses lançamentos, desde que: • O lançamento possua retenção de IRRF ou CSRF (PIS/COFINS/CSLL) devidamente configurada e preenchida; • O beneficiário informado seja uma Pessoa Jurídica (CNPJ). A partir dessa atualização, o comportamento do sistema foi unificado. Tanto os lançamentos realizados via despesas comuns (Nota Fiscal de Despesa) quanto os lançamentos feitos em Outras Despesas passam a seguir as mesmas regras de validação, geração e transmissão do evento R-4020 para a EFD-REINF.![]()
INTEGRAÇÃO CONTÁBIL DE LANÇAMENTOS COM RETENÇÃO NA TELA DE OUTRAS DCESPESAS O sistema passou a ajustar o comportamento de contabilização dos lançamentos realizados na tela Financeiro > Contas a Pagar > Despesas > Outras Despesas quando estes possuem retenções tributárias, como IRRF ou CSRF (PIS/COFINS/CSLL). Antes da atualização, nesses casos, o sistema contabilizava apenas o valor líquido do documento, desconsiderando o valor bruto da despesa e o registro contábil separado das retenções. Esse comportamento não refletia as práticas contábeis adequadas. Com a melhoria, a contabilização passa a ocorrer de forma correta, considerando: • o registro da despesa pelo valor bruto do documento; • a contabilização das retenções tributárias separadamente, em suas respectivas contas contábeis. Dessa forma, os lançamentos de Outras Despesas com retenções passam a seguir o tratamento contábil esperado, garantindo maior aderência às práticas contábeis e consistência nos registros financeiros e contábeis do sistema.7" esteja ativada e a flag "Saída" também esteja ativada.![]()