Manual do sistema VR Master Fiscal Arquivos magneticos Sped fiscal
De VRWiki
Índice
INTRODUÇÃO
A ferramenta de Exportação de SPED Fiscal é responsável por realizar a geração do SPED. Nesta ferramenta é possível parametrizar o sistema de forma que o arquivo já esteja pronto para realizar sua validação.
RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO
![]()
- Ferramentas. Clique aqui e veja o manual completo das ferramentas.
- Exportar (Teclas de atalho ALT+A). Clique neste botão para exportar o SPED Fiscal de um determinado período.
- Parametrizar (Teclas de atalho ALT+Z).
![]()
- Ferramentas. Clique aqui e veja o manual completo das ferramentas. - Caminho Exportação - Informe um caminho em seu computador para salvar o arquivo de SPED gerado. - C/C Inventário - Informe a conta contábil do inventário caso trabalhe com a contabilidade no sistema. - Finalidade Exportação - Informe para qual finalidade seria o SPED Fiscal. Selecionando a opção "Fiscal" o SPED FISCAL é gerado sem Base ST, ICMS ST e IPI. Ao selecionar a opção "Integração" o sistema passa a gerar estes valores no SPED. - Gera estoque Bloco K - Marcar esta opção para gerar o registro K100.
CONFIGURAR
- Configurar (Teclas de atalho ALT+U).
![]()
- Ferramentas. Clique aqui e veja o manual completo das ferramentas. - Clique no botão adicionar(
). Disponível a partir da versão 3.17.3 - Loja - Informe a loja que deseja cadastrar o contabilista. - Contabilista - Informe o contabilista responsável pela loja.
- Clique na aba Código Receita- Estas informações são enviadas no registro E do arquivo do SPED Fiscal.
GERAÇÃO SPED FISCAL
![]()
- Ferramentas. Clique aqui e veja o manual completo das ferramentas.
- Calendário (Teclas de atalho F6). Clique neste botão para abrir um calendário e selecionar uma data. - Data - Informe qual o tipo de data o sistema deve considerar para a geração dos arquivos. - Período - Informe o período que o SPED deve ser apurado. - Data Apuração - Informe qual a data que o arquivo está sendo gerada. - Versão - Informe a versão do SPED fiscal de acordo com o setor fiscal de sua empresa. Veja a tabela de geração do sped clicando aqui. - Loja - Informe para qual loja será gerado os arquivos. - Tipo Remessa - Informe qual o tipo do arquivo. Caso seja uma correção informe a opção "Arquivo Retificador". - Perfil - Informe o perfil que sua empresa normalmente utiliza para a geração do SPED. Na maioria das vezes o perfil A é utilizado. Veja o detalhamento de cada perfil no anexo 1 deste manual. - Tipo Atividade - Informe o tipo de atividade de sua empresa. - Motivo Inventário - Informe o motivo do inventário. A partir da versão 3.18.3 - Inventário - Informe a data de apuração para o mesmo. (Obrigatório para Motivo Inventário = 'Final do Período' ou 'Determinação do Fisco', Opcional para Motivo Inventário = 'Mudança de Forma de Tributação de Mercadoria (ICMS)' A partir da versão 3.18.3 ). - Mudança Trib. - Informe a data de apuração para o mesmo. (Obrigatório para Motivo Inventário = 'Mudança de Forma de Tributação de Mercadoria (ICMS)' A partir da versão 3.18.3 ). - Diretório - Informe um local em seu computador para os arquivos serem exportados. - Clique em exportar. A partir da versão 3.18.3, o valor de ICMS somará o valor do FCP e ICMS Substituição e Valor Contábil somará o valor do FCP Substituição.
ANEXO 1: DETALHAMENTO DOS PERFIS SPED FISCAL
PERFIL A Geralmente este perfil é o mais utilizado entre o varejo. Ele é responsável por gerar todos os registros do SPED e adiciona os registros C460 e C470 que exibem informações do cupom fiscal e seus respectivos itens.
PERFIL B Este perfil é responsável por gerar todos os registros do SPED e adiciona o registro C425 que contém informações de venda e valores de PIS/COFINS.
PERFIL C Este perfil faz a geração do SPED fiscal com todos os registros com exceção dos registros C425, C460 e C470.
ANEXO 2: GERAR SPED FISCAL PARA VENDAS REALIZADAS EM SAT
- Tecle F11 - Digite: modelo e tecle enter. - Clique no botão incluir () - Cadastre o modelo correto da ECF que utilizará o SAT. Caso haja dúvidas, acesse o cadastro de sua ECF no menu PDV > ECF. E encontre a ECF que utilizará o SAT. - Cadastre as informações corretas e selecione a opção "SAT". - Salve e saia. OBS: Esta alteração deve ser feita para a utilização da geração do Arquivo de Sped fiscal com as informações de vendas no Bloco C800.
ANEXO 3: COMO LANÇAR OS CARTÕES NO REGISTRO 1600 DO SPED FISCAL
- Tecle F11 e digite Tipo Recebível - Encontre o cadastro de recebível que deseja utilizar. - Na aba dados financeiros, identifique o tipo de cartão. - Preencha o campo "Administradora". - Configure conforme as informações de sua empresa para este recebível. - Finalize o processo de Administração no menu: Financeiro > Caixa > Administração. Certifique-se de que o recebível está presente na administração. - Gere o SPED novamente.
ANEXO 4: DETALHAMENTO DE REGISTROS DO SPED FISCAL
Aprenda sobre todos os registros do Sped Fiscal. O que cada um faz e onde eles agem dentro do sistema.