Manual do Sistema VR Master Ferramentas v4.3 Entrada

De VRWiki

INTRODUÇÃO

Essa é mais uma das ferramenta essenciais do aplicativo VRMaster. A ferramenta de nota fiscal entrada tem a função de lançar e importar notas fiscais de entrada. O lançamento dessas notas fiscais movimentam uma série de outras informações tais como financeiro, estoque, informações fiscais, entre outras. O tipo de movimentação que uma nota de entrada faz depende dos parâmetros que estão configurados no tipo da nota que você está utilizando em seu lançamento.

RECURSOS E PARAMETRIZAÇÃO

Botao consultar.png - Consultar (Teclas de atalho F1 ou ALT+C ). Preencha os filtros da tela como desejar em seguida clique neste botão para trazer o resultado de sua consulta. O resultado dessa pesquisa aparecerá em seguida no centro da tela.

 Consulta nota de entrada.png

 Ferramentas.png - Ferramentas. Clique aqui e veja o manual completo das ferramentas.

Exportacao geral.png - Exportações (Sem teclas de atalho). Utilize as exportações de Relatório, Arquivo e Planilha para uma lista ou consulta realizada. Clique aqui e veja como funciona cada uma das exportações.

 Botao incluir.png - Incluir (Teclas de atalho F2 ou ALT+I). Clique neste botão para realizar um novo lançamento de nota fiscal entrada;

 Botao excluir.png - Excluir (Teclas de atalho F7 ou ALT+X). Após realizar a pesquisa selecione a nota e clique neste botão para excluir; 

 Botao imprimir.png - Imprimir (Teclas de atalho F4 ou ALT+P). Este botão serve para realizar a impressão da lista exibida pela pesquisa. Clique aqui para visualizar o relatório impresso.

 Botao parametrizar.png - Parametrizar (Teclas de atalho ALT+Z).

 Parametrizar.png

  Paremetrizar2.png
 
 
- Tolerância Imposto - Informa uma tolerância de valores para os campos referentes a impostos: ICMS, BASE Subst e ICMS Subst.
- Quantidade Dias Mínimo Vencimento - Informa a quantidade mínima de dias para vencimento de parcela.
- % Tolerância Abaixo Custo Tabela - Informa um percentual de tolerância abaixo do custo de tabela do produto fornecedor.
- Tolerância Acima Custo Tabela - Informa um valor monetário de tolerância acima do custo de tabela do produto fornecedor. 
- Administração Preço Família - Ao realizar a entrada de nota os preços da família do produto também é administrado.
- Bloqueia Divergência Custo - Marcando esta opção, caso haja uma divergência entre o custo da nota e o custo anterior o sistema não realiza o lançamento de nota até que as informações sejam cruzadas perfeitamente.
- Habilita ICMS - Esta opção é responsável por habilitar o campo ICMS na hora do lançamento do item da nota.
- Layout Coletor - Identifica qual layout coletor deve ser utilizado caso o coletor seja do tipo TXT. Veja como configurar um layout.
- % Tolerância qtde pedido UN - Informa uma porcentagem de tolerância para a quantidade de produtos UNITÁRIOS.
- % Tolerância qtde pedido KG - Informa uma porcentagem de tolerância para a quantidade de produtos PESÁVEIS (KG).
- % Tolerância custo pedido - Informa uma tolerância entre o custo do item no pedido e o custo está sendo lançado na nota fiscal.
- Verifica dia útil - Ao selecionar este parâmetro informamos que o vencimento desta nota em Contas a Pagar / Fornecedor deve apenas utilizar duas úteis para informar o pagamento.
- Abatimento Desconto Boleto - Funciona da mesma maneira que o Funrural, porém, se trata dos valores do campo "Desc. Boleto" no lançamento da nota.
- Validar PIS/COFINS Cadastro - Utilizando esta opção o sistema irá realizar um cruzamento de informações entre a informação de importação (que vem do XML da nota) e o cadastro do produto. Caso não esteja marcada o sistema buscará as informações do cadastro do Produto Fornecedor.
- Bloqueia Divergência Pedido - Marcando esta opção, caso haja uma divergência entre o pedido de compra o sistema não realiza o lançamento de nota até que as informações sejam cruzadas perfeitamente.
- Tolerância qtde coletor KG - Identifica uma tolerância de contagem com o coletor em Quilogramas.
- Tipo Baixa Perda - No cadastro do produto existe o campo "Percentual Perda" que seria a perda natural do produto. No tipo de Entrada também existe um parâmetro "Atualiza Perda" onde deve ser marcado. Em conjunto com essas duas configurações esta opção informa se a baixa do estoque e o aumento do custo do produto serão atribuídos na entrada ou na saída deste produto.
- Tipo Abatimento Contrato - Caso haja um abatimento de contrato cadastrado para o fornecedor, este abatimento utilizará o campo selecionado no parâmetro para identificar o tipo de abatimento em Financeiro / Contas a Pagar / Fornecedor;
- Utiliza Embalagem Fornecedor - Ao acionar esta opção o sistema irá verificar a quantidade do produto por embalagem do cadastro de produto fornecedor. Caso esteja desmarcada a quantidade de produtos por embalagem informada é a do cadastro do produto.
- Utiliza ICMS Crédito Fora Estado - Caso esta opção esteja marcada ao dar entrada no produto o sistema calculará um crédito de ICMS derivado do campo "ICMS fora Estado Créd." no cadastro do produto. Antes de marcar esta opção valide com o setor contábil fiscal de sua empresa.
- Aviso Desconto Contrato - Caso haja um contrato de desconto com o fornecedor uma mensagem informando esse desconto é exibido ao finalizar a nota.
- Verifica Pendência Devolução Fornecedor - Verifica se o fornecedor tem pendências de devolução e exibe uma mensagem informando esta pendência na hora da finalização.
- Boqueia Divergência Bonificação - Marcando esta opção não é possível finalizar uma nota fiscal de entrada caso haja divergências na bonificação da nota.
- Verifica Qtde. Dias mínimo validade - Selecionando esta opção o sistema realizará uma verificação para saber se a validade do produto está de acordo com a validade setada no cadastro do produto.
- Permite Bonificação Outras Lojas - Ao realizar uma bonificação, seja por valor ou por produto, se marcado o parâmetro, o campo loja é habilitado na tela de "Consulta de Bonificação".
- Tipo Saída Devolução Fornecedor - Informe qual o tipo de saída de devolução para fornecedor deve ser gerada quando o campo "Qtd. Devolvida" é preenchido no registro de entrada do produto na nota fiscal.
- Bloqueia Divergência Vencimento - Ao finalizar uma nota de entrada, se houver divergência de vencimentos uma tela será apresentada para liberar ou não a finalização com divergência. Mesmo liberando, se o parâmetro estiver marcado não é possível finalizar a nota e a seguinte mensagem será exibida: "Existem divergências entre os vencimentos do pedido e da nota fiscal!"
- Tipo Entrada GNRE - Ao finalizar uma nota de entrada, é gerada um Contas a Pagar se o parâmetro estiver preenchido utilizando este Tipo Entrada.
- Gera Verba Automática Venda Pedido - Marque esta opção se gostaria que as divergências do pedido importado seja lançado automaticamente na verba.
- Tipo Verba Divergência Pedido - Marque um tipo de verba para ser lançado para o fornecedor. Este parâmetro depende do parâmetro acima para funcionar.
- Valor Mínimo Verba - Informe um valor mínimo para que o sistema gere uma verba automaticamente da diferença do pedido de compra. Disponível a partir da versão 3.15.16
- Tipo Verba Descarga Palete - Identifica o tipo verba que será gerado no Contas a Receber por todas as notas que conter o tipo entrada com o flag Grava Verba Descarga Palete marcado. Disponível a partir da versão 3.16.4
- Produto Descarga Palete - Informe neste campo o produto que identifica um serviço de descarga de paletes. Utilize a administração de preço para precificá-lo e tenha todos os relatórios deste serviço gravados em um produto. Disponível a partir da versão 3.16.4 
- Boqueia Divergência Coletor - Marcando esta opção não é possível finalizar uma nota fiscal de entrada caso haja divergências na conferência da nota. Disponível a partir da versão 3.18.3-X 

 Botao filtro.png - Filtro (Teclas de atalho ALT+L). Utilize essa ferramenta para atribuir mais filtros a pesquisa que deseja realizar.

Filtro1.png

- Produto - Consultar uma nota por produto.
- Tipo Entrada - Filtra a nota pelo tipo da nota. A partir da versão 3.16.2-8 o filtro irá desconsiderar tipos de lançamentos que forem "Não Lançada" e "Despesa" considerando apenas o tipo "Entrada".
- Chave NFe - Encontra a nota que corresponde a chave NFe.
- Comprador - Consulte as notas fiscais por Comprador.
- Mercadológico - Filtre as notas pelo mercadológico dos produtos contidos nas notas fiscais.
- Ordenado por - Selecione o nome de uma coluna da ferramenta e determine se a consulta deve ser crescente ou decrescente. Utilize também caso necessário o Limite de linhas que a consulta deve ter de registros.

 Botao editar.png - Editar (Teclas de atalho ALT+D). Após realizar a pesquisa selecione um item na lista e clique neste botão para realizar a modificação da nota fiscal.

 Botao conferir.png - Conferir (Teclas de atalho ALT+N). Algumas notas necessitam ser conferidas antes de finalizadas. Ao clicar na conferência é exibido um campo senha. Esta senha serve para que a pessoa que está recebendo a nota digite. Esta senha pode ser visualizada na própria nota fiscal.
 
 Botao atualiza escrita fiscal.png - Reprocessar Escrita Fiscal (Teclas de atalho ALT+E). Selecione as notas fiscais que deseja reprocessar a escrita fiscal caso haja modificações.

FILTROS E COLUNAS

- Tipo Data - Informe o tipo da data que os outros filtros devem considerar.
- Período - Informe um intervalo de datas para consultar.
- Fornecedor - Filtre as notas por fornecedores. 
- Nº Nota - Encontre uma determinada nota informando o número dela neste campo.
- Situação - Informe o tipo de situação de nota deseja filtrar.

Nota entrada1.png


- Selecionar Todos - Clique nesta opção para selecionar todos os registros que foram exibidos por uma consulta.

 - Selecionado - Neste campo você pode selecionar os registros da consulta.
- Nº Nota - Número da nota fiscal.
- Fornecedor - Código do fornecedor que consta na nota.
- Razão Social - Razão Social do Fornecedor.
- Data Entrada - Data da entrada da nota.
- Loja - Loja a qual a nota fiscal pertence.
- Data/Hora Lançamento - Data e hora do lançamento da nota.
- Data Emissão - Data da emissão da nota fiscal (Finalização).
- Usuário - Usuário responsável pelo lançamento da nota.
- Tipo Entrada - Tipo entrada utilizado na nota fiscal.
- Situação - Situação da nota no sistema.
- Tipo Entrada - Esta coluna é responsável por exibir o tipo de entrada da nota. Disponível a partir da versão 3.17.8
- Valor Nota - Valor total da nota.
- Valor ICMS - Valor de ICMS contido na nota.
- Chave NFe - Chave NFe da nota fiscal.
- CFOP - CFOP utilizado no tipo da nota fiscal.

LANÇAMENTO MANUAL DE NOTA FISCAL ENTRADA

- Acesse o menu: Nota Fiscal / Entrada;
- Clique no botão Incluir(Botao incluir.png);
 
Nota entrada3.png

Coluna "Validade" disponível a partir da versão 3.16.1
O sistema não aceitará mais notas com modelos 55 ou 65 com o campo Série vazio. Validação disponível a partir da versão 3.16.4
Ao possuir notas importadas do repositório o sistema passará a travar os campos Modelo, Série e Chave NFe. Disponível a partir da versão 3.16.4

Botao incluir.png - Incluir (Teclas de atalho F2 ou ALT+I). Clique neste botão para realizar um novo lançamento de nota entrada. 

Botao salvar.png - Salvar (Teclas de atalho F3 ou ALT+S). Clique neste botão para salvar as modificações.

Ferramentas.png - Ferramentas. Clique aqui e veja o manual completo das ferramentas.

Botao configurar.png - Configurar (Teclas de atalho ALT+U).

Nota entrada4.png


- "Seção Aplica descontos e encargos sobre:" - Esta seção identifica onde os encargos e descontos serão aplicados.
- Aplica desconto sobre custo - Ao selecionar esta opção e inserir um valor no campo "Desconto" da nota, este valor será fracionado para os itens da nota alterando o custo desses produtos para menos.
- Aplica encargo sobre custo - Ao selecionar esta opção e inserir um valor nos campos "Frete" ou "Out Desp." da nota, estes valores serão fracionados para os itens da nota alterando o custo desses produtos para mais.
- Aplica desconto sobre ICMS - Ao selecionar esta opção e inserir um valor no campo "Desconto" da nota, a base de cálculo do ICMS será feita sobre os produtos com desconto e não sobre seu custo real.
- Aplica encargo sobre ICMS - Ao selecionar esta opção e inserir um valor nos campos "Frete" ou "Out Desp." da nota, a base de cálculo do ICMS será feita sobre os produtos com encargos e não sobre seu custo real.
- Aplica despesas adicionais sobre ICMS - Ao marcar esta opção e inserir um valor no campo "Desp. Adic." da nota, o valor do campo será fracionado para os produtos e a base de cálculo de ICMS será sobre os produtos com encargos.
- Importado XML - Ao selecionar esta opção e caso o XML for derivado de uma importação não poderá haver mudanças na estrutura da nota fiscal. Apenas os campos que alteram o financeiro serão habilitados.
- Aplica IPI sobre ICMS - Caso esta opção esteja habilitada os valores inseridos no campo IPI serão rateados ao produtos e o ICMS de cada produto será aumentado proporcionalmente.
- Aplica Desconto ICMS Desonerado - Caso esta opção esteja marcada o valor de ICMS desonerado será deduzido na formação de custo dos itens, e também no valor contábil da escrituração fiscal. Disponível a partir da versão 3.18.3-144
 
Botao estornar.png - Estornar (Teclas de atalho ALT+R). Clique neste botão para realizar o estornar a nota finalizada. Este procedimento realizará um retrocesso em todas as entradas que a nota fez no sistema.

Botao finalizar.png - Finalizar (Teclas de atalho ALT+F). Clique neste botão para finalizar a nota de entrada.

Botao conferir.png - Conferir (Teclas de atalho ALT+N). Este botão serve para realizar uma conferência na nota. A conferência pede uma senha para o usuário, esta senha pode ser encontrada no cabeçalho da nota fiscal "física".

Botao consistir.png - Consistir (Teclas de atalho ALT+C). Este botão é responsável por realizar uma série de verificações na nota que está sendo lançada e indica se o lançamento está correto. Caso haja alguma divergência uma advertência será dada pelo sistema.

Botao imprimirguiasega.png - Imprimir guia cega (Teclas de atalho ALT+G). Imprimi uma guia cega da nota de entrada. Esta guia serve para realizar uma conferência manual dos itens da nota.

Botao desmembramento.png - Desmembramento (Teclas de atalho ALT+D). Exibe o desmembramento do produto que está entrando. Para que apareça os produtos desmembrados o cadastro de desmembramento deve estar correto e o produto principal do desmembramento deve estar na nota de entrada.

Botao visualizartroca.png - Visualizar troca (Teclas de atalho ALT+T). Este botão é responsável por exibir na hora do lançamento se existe ou não produtos pendentes de troca do fornecedor selecionado.

Botao divergencia validade.png - Divergência Validade (Sem teclas de atalho). Clique neste botão para verificar as divergências de validade contidas na nota. Veja mais detalhes clicando aqui. Disponível a partir da versão 3.17.8

Botao bonificacao.png - Bonificação (Teclas de atalho ALT+B). Clique neste botão para adicionar itens bonificados da nota. Veja o processo no anexo 3 desta página.

Botao descarga palete.png - Descarga Palete (Sem teclas de atalho). Clique neste botão para informar quantos paletes serão descarregados para os itens referentes a nota fiscal. Ao informar a quantidade, o sistema irá calcular o valor da descarga conforme configurada na parametrização e conforme o preço do produto atribuído ao serviço de descarga. Após a finalização da nota, o sistema enviará esses dados como uma verba a receber em Financeiro > Contas Receber > Verba > Recebimento. Disponível a partir da versão 3.16.4

Nota fiscal entrada at2.png

Botao recebimento.png - Recebimento (Sem teclas de atalho). O recebimento é utilizado em conjunto com o coletor online. Dentro do recebimento temos 4 ações. São elas: 

- Liberar Conferência - Clicando neste botão o sistema enviará uma mensagem ao VRColetorOnline para que seja liberada a conferência da mercadoria.
- Reconferir - Clique neste botão para enviar uma mensagem ao operador que está com o VRColetorOnline dizendo para reconferir os itens da nota.
- Negar Recebimento - Envia uma mensagem ao operador para recusar a mercadoria.
- Liberar Armazenagem - Envia uma mensagem ao operador para liberar a armazenagem da mercadoria no estoque.

Disponível a partir da versão 3.15.16

Botao divergenciapedido.png - Divergência Pedido (Teclas de atalho ALT+P). Ocorre quando ocorre uma divergência do pedido de compra com a nota fiscal de entrada caso um pedido seja importado. Clique neste botão para exibir as divergências.
 
Botao divergenciacustoanterior.png - Divergência Custo Anterior(Sem teclas de atalho). Ocorre quando há uma divergência entre o custo do produto da nota fiscal de entrada com o custo anterior do produto. Clique neste botão para exibir as divergências. Veja mais detalhes clicando aqui. Disponível a partir da versão 3.18.4

Botao pendencia.png - Divegência Coletor (Teclas de atalho ALT+L). Caso haja uma divergência de importação vinda do coletor, na hora da conferência as divergências serão exibidas. Caso queira exibir novamente as divergências clique neste botão.

Botao divergenciabonificacao.png - Divergência Bonificação (Teclas de atalho ALT+E). Exibe as divergências de bonificação caso haja.

Botao energia eletrica.png - Dados Complementares Energia Elétrica (Sem teclas de atalho). Utilize este botão para informar dados complementares de Energia Elétrica para o SPED FISCAL. Este botão só será habilitado caso o "MODELO" da nota seja "06". Disponível a partir da versão 3.17.7

Dc ener eletrica1.png


- Tipo Consumo - Informe o tipo de consumo utilizado por seu estabelecimento. Essas informações farão parte do campo 09 do registro C500 do SPED FISCAL.
- Tipo Ligação - Informe qual o tipo de ligação do seu estabelecimento. Essas informações farão parte do campo 26 do registro C500 do SPED FISCAL.
- Código Inf. - Código de Informações complementares. Este só será utilizado quando há laudo técnico informando que a empresa deve fazer o aproveitamento de Crédito do ICMS de acordo com a legislação estadual. Essas informações compõe o campo 23 do registro C500 do SPED FISCAL.
- Descrição Informação Complementar - Exibe a descrição do Código INF.
- Grupo de Tensão - Informe o grupo de tensão ao qual sua empresa se enquadra. Esta informação irá compor o campo 27 do registro C500 do SPED FISCAL.
- Valor CIP/COSIP - Informe valor do CIP/COSIP caso haja. Este campo alimentará o campo 17 do registro C500 do SPED FISCAL.
- Valor Juros - Informe valor de juros caso haja. Esta informação alimentará o campo 18 do registro C500 do SPED FISCAL.
- Valor Multa - Informe o valor de multa caso haja. Esta informação alimentará o campo 15 do registro C500 do SPED FISCAL.

NOTA: Cálculo do sistema: VALOR TOTAL DA NOTA - VALOR CIP e COSIP - VALOR JUROS - MULTA

Botao importar.png - Importar (Sem tecla de atalho). Clique neste botão para importar um arquivo de coletor TXT ou um Pedido de compra. Veja mais nos anexos deste manual.

Botao historico.png - Histórico (Sem tecla de atalho). Clique neste botão para exibir o histórico de ações realizadas para aquela nota fiscal. O histórico gravará informações como usuário, ação realizada, data e hora da ação, versão do sistema, IP do equipamento e Loja.

- Tipo Nota - Identifique o tipo de nota que deseja lançar.
- Fornecedor - Identifique o fornecedor responsável pelos produtos que está lançando.
- Estado - Campo que informa o Estado no qual o Fornecedor pertence.
- Nº Nota - Insira neste campo o número da nota fiscal.
- Tipo - Identifica o tipo da nota de entrada. Essa informação é muito importante para o sistema pois contém muitas informações relevantes para o sistema, 
- Pedido - Este campo serve para identificar quais pedidos foram importados. Para realizar a importação de pedido clique no botão importar(Botao importar.png) em seguida verifique que os pedidos serão automaticamente selecionados neste campo.
- Data Emissão - Insira neste campo a data de emissão da nota fiscal.
- Série - Identifica o tipo de nota que está sendo lançada, caso não saiba a série da nota consulte seu departamento contábil fiscal.
- Modelo - Identifica o tipo de nota que está sendo lançada, caso não saiba o modelo da nota consulte seu departamento contábil fiscal. 
- Situação - Informa a situação da nota.
- Chave NFe - Informa chave da nota fiscal, esse campo só será preenchido caso a nota fiscal seja importada e se o modelo da nota for 55. Caso contrário podemos dispensar este campo. Veja como importar uma nota fiscal de entrada.
- Tipo Frete - Identifica qual será o tipo de frete tratado para os itens da nota. 
- Data Entrada - Data de entrada da nota no sistema.
- Desconto - Este campo é responsável por atribuir um desconto a nota, porém, o desconto lançado neste campo irá "dividir-se" entre os itens da nota e irá compor o valor total da nota. Exemplo: Suponhamos que temos uma nota de R$1000,00 e um desconto do fornecedor de R$100,00. O total da nota será igual a R$900,00.
- Desc. Boleto - Este campo é responsável por atribuir um desconto a nota, porém, este desconto não irá compor o total da nota como o campo "Desconto" acima mas irá subir para contas a pagar > fornecedor como um abatimento. Este abatimento pode ser um acordo, um contrato, ou um desconto que o fornecedor está lhe dando sem envolver os termos fiscais. O botão de rateio de desconto(Botao situacaobancariaboleto.png) serve para identificar qual o produto que terá o custo alterado por este desconto, caso não seja informado nenhum item da nota, o sistema rateia o valor do desconto para todos os produtos. Em uma importação de XML o sistema considerará o CFOP que está veio em cada item, caso eles sejam diferentes do CFOP do tipo da nota. Disponível a partir da versão 3.16.1
- Base Subst. - Informe neste campo o valor da Base de Substituição Tributária da nota.
- Funrural - Insira neste campo o abatimento Funrural caso haja. O sistema utiliza para cálculo do Funrural o valor parametrizado em Fiscal > Parametrização. Caso haja dúvidas consulte o setor contábil fiscal de sua empresa. Veja o manual completo de parametrização clicando aqui.
- ICMS Subst. - Informe o valor do ICMS Substituído.
- Guia Subst. - Informe o valor da Guia de Substituição Tributária.
- IPI - Informe o valor de IPI da nota.
- Frete - Informe o valor do frete.
- ICMS Deson. - Informe o valor total de ICMS Desonerado da nota fiscal.
- Valor FCP, Valor FCP ST - Veja as informações dos campos clicando aqui. Disponível a partir da versão 3.18.4
- Base Cálc - Informe a base de cálculo da nota.
- Out. Desp. - Insira o valor de outras despesas sobre a nota fiscal caso haja. Este valor participará integralmente dos valor total da nota. O custo do produto e os encargos da nota como valores de impostos podem ou não ser calculados, isso irá depender do parâmetro de configuração. Veja no anexo 1.
- ICMS - Insira o valor de ICMS da nota fiscal.
- Desp. Adic. - Insira neste campo valores adicionais, esses valores serão divididos pela quantidade de itens da nota aumentando assim o custo com imposto do produto.
- Suframa - Insira neste campo os valores referente ao Suframa, esses valores serão divididos pela quantidade de itens da nota aumentando assim o custo com imposto do produto.
- Vlr. Mercad. - Neste campo deve ser informado o valor da mercadoria. 
- Vlr. Nota - Neste campo deve ser informado o valor total da nota fiscal.
- Seção Vencimentos - Devemos atribuir os vencimentos da nota para alimentar a parte financeiro do sistema em relação ao pagamento de fornecedor, sendo assim clique no botão adicionar(Botao adicionar.png) e insira os vencimentos da nota. Este campo é obrigatório.
- Observação - Este campo serve para inserir uma observação na nota fiscal caso necessite.
- Seção Produtos - Insira os itens que irão compor a nota fiscal clicando no botão adicionar(Botao adicionar.png).
At nota entrada1.png 

Botao centro custo.png - Centro Custo (Sem teclas de atalho). Clique neste botão para realizar o lançamento e configuração do centro de custo caso necessário. Caso já configurado em "Tipo Centro Custo" o sistema carregará automaticamente, porém, é possível realizar alterações no centro de custo mediante a cada item da nota. Veja como lançar corretamente clicando aqui. Disponível a partir da versão 3.17.12

Botao pauta fiscal.png - Pauta Fiscal (Teclas de atalho ALT+M). Carregue um produto, em seguida clique neste botão para simular o valor de ICMS ST a ser exibido na nota fiscal. Veja o detalhamento do simulador clicando aqui.

Bota calculadora.png - Calculadora (Sem teclas de atalho). A calculadora é um facilitador do sistema. Ela é utilizada para calcular o valor final dos produtos em percentual ou valor quando há um desconto. Ela é muito utilizada para o lançamento manual das notas da PEPSICO.

Nota entrada calc1.png

- Desconto/Acréscimo - Selecione desconto ou acréscimo.
- Percentual/Valor - Selecione se o tipo do cálculo será em percentual ou valor.
- Valor Total - Informe o valor total dos itens.
- Índice - Informe o valor da porcentagem ou valor do desconto/acréscimo.
- Valor Final - Campo informativo que exibe o valor final dos itens.
- Ao clicar em salvar o valor do campo Valor Final assumirá o campo "Valor Total" do lançamento.

- Produto - Informe o produto para lançar na nota fiscal.
- Cód. Externo - Caso o produto ainda não tenha um código externo, informe-o neste campo.
- Embalagem - Campo informativo que exibe o tipo de embalagem do produto.
- NCM - Campo informativo que exibe o número do NCM correspondente ao produto que foi selecionado.
- Exceção - Campo informativo que exibe o número da pauta fiscal do produto caso haja.
- Quantidade - Informe neste campo a quantidade de produtos que está sendo lançada na nota fiscal.
- Qtd Emb - Este campo traz a quantidade por embalagem que está no cadastro do produto, porém, você poderá alterar este campo caso a embalagem do produto seja diferente.
- Valor Total - Informe o valor total dos produtos que está sendo lançado neste momento. 
- Valor Unitário - Campo informativo que calcula o valor unitário de cada produto com base nos campos anteriores (quantidade, qtd emb. e valor total).
- Custo Anterior - Campo informativo que exibe o custo anterior do produto.
- IPI - Informe o valor de IPI para os produtos caso exista.
- ICMS - Este campo traz o ICMS do produto como informação ou também poderá ser modificado dependendo do parâmetro na tela de consulta chamado "Habilita ICMS". Veja o parâmetro neste manual em recursos e parametrizações.
- Qtd Devolvida - Informe a quantidade de produtos que está sendo devolvido para o fornecedor. Caso haja o preenchimento deste campo o sistema irá gerar automaticamente uma nota de devolução com a quantidade preenchida neste campo para o fornecedor. Você poderá visualizar esta nota no menu: Nota Fiscal > Saída.
- CFOP - Campo que identifica o CFOP do produto. Caso haja a necessidade de realizar a troca do CFOP é possível lançar o produto com outro CFOP. O sistema manterá o CFOP inicial no cadastro do produto. Disponível a partir da versão 3.16.0
- Base Cálculo - Campo informativo que exibe a base de cálculo para os produtos e quantidades que estão sendo lançados.
- Valor ICMS - Campo informativo que exibe o valor de ICMS para os produtos e quantidades que estão sendo lançados.
- ICMS Deson. - Campo informativo que exibe o valor de ICMS Desonerado para os produtos e quantidades que estão sendo lançados. Obs.: Para que o valor de ICMS Desonerado seja calculado, é necessário que a alíquota esteja cadastrada corretamente. Veja aqui como cadastrar Alíquota de ICMS Desonerado.
- Base Subst. - Campo informativo que exibe a base de substituição para os produtos e quantidades que estão sendo lançados.
- Tipo Entrada - Você pode informar um tipo de entrada diferente para cada item da nota. Caso não haja um preenchimento diferente neste campo o sistema acata o tipo de entrada que está preenchido no escopo da nota fiscal no campo "Tipo Nota".
- Base FCP, Valor FCP, Base FCP ST e Valor FCP ST - Veja o detalhamento dos campos clicando aqui. Disponível a partir da versão 3.18.4
- Data Validade - Informe a validade dos itens que estão sendo lançados. Você poderá informar até 5 validades diferentes para os itens que estão sendo lançados clicando no botão ao lado adicionar validade(Botao adicionar validade.png).
- Outras Subst. - Campo informativo que exibe o valor de outras substituições caso haja. Este valor compõe o custo com imposto do item. Disponível a partir da versão 3.16.0-3
- Subst. Estadual - Campo informativo que exibe a Substituição Estadual dos produtos caso haja. Este valor compõe o custo com imposto do item.
- Clique em salvar.

ANEXO 1: TIPO NOTA ENTRADA

Ao informar o tipo da nota, o sistema atribui envia informações para registro do SPED Contribuições e Fiscal, quando gerados. Veja abaixo como funciona a conversão.

 SPED CONTRIBUIÇÕES

Quando modelo “vazio”, envia nota ao registro A100 (notas de serviço).
Quando modelo 01, 04, 55 e 65, envia ao registro C100.
Quando modelo 6, 28, 29 e GS, envia nota ao registro C500 (notas de energia, água e gás).
Quando modelo 8 e 57, envia nota ao registro D100 (conhecimento de transporte).
Quando modelo 21 e 22, envia nota ao registro D500 (notas de comunicação).

 SPED FISCAL

Quando modelo 01, 1B, 04, 55, 65 e GS envia ao registro C100.
Quando modelo 6, 28 e 29 envia nota ao registro C500 (notas de energia, água e gás).
Quando modelo 8 e 57, envia nota ao registro D100 (conhecimento de transporte).
Quando modelo 21 e 22, envia nota ao registro D500 (notas de comunicação).

Esta conversão está disponível a partir da versão 3.15.17

Veja o manual completo do Tipo de Notas Fiscais de Entrada.

ANEXO 2: IMPORTAÇÃO DE NOTAS EXTEMPORÂNEAS

 Ao importar uma nota do Repositório NFe Entrada não é possível alterarmos o Tipo da Nota para Extemporânea. Para importar uma nota com este tipo devemos realizar o 
 seguinte procedimento:

- Importe e finalize a nota fiscal de entrada;
- Acesse o menu: Fiscal / Escrituração / Nota Fiscal;
- Pesquise a Nota Fiscal, em seguida clique duas vezes em cima da nota;
- Altere o Campo Tipo Nota para Extemporânea como mostra a imagem abaixo.

Extemporanea1.png

ANEXO 3: LANÇAMENTO DE BONIFICAÇÃO

- Com a nota aberta clique no botão de bonificação(Botao bonificacao.png) e informe qual a forma que pretende trabalhar com a bonificação "Valor" ou "Produto";
- Clique no botão adicionar(Botao adicionar.png);
- Pesquise o item bonificado, selecione-o em seguida clique no botão carregar(Botao carregar.png);

 Nota entrada6.png


- Clique duas vezes no produto da nota que será bonificado;
- No campo "Valor Bonificação" insira o valor da bonificação do item e clique em salvar;

Nota entrada7.png

Botao adicionar.png - Adicionar (Sem teclas de atalho). Clique neste botão para adicionar mais produtos bonificados do fornecedor.

Botao remover.png - Remover (Sem teclas de atalho). Selecione um produto da lista de produtos bonificados e clique neste botão para removê-lo da lista.

Botao trazer.png - Carregar Bonificação (Sem teclas de atalho). Clique neste botão para carregar as bonificações existentes para os produtos da nota.

 
- Em seguida clique em salvar novamente.

ANEXO 4: CONFIGURAÇÃO DE PRODUTOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

 No VRMaster os produtos substituídos devem conter uma série de configurações no sistema para que ele possa calculá-lo corretamente, um conjunto de configurações que muitas vezes são configuradas de forma errada evitando que o sistema realize o cálculo certo. Este anexo serve para informar quais são as configurações que devem ser verificadas para que o sistema calcule os tributos corretamente e não informar a maneira que cada produto deve ser configurado até por que esta é uma informação fiscal que varia de estados, clientes e contadores. Na dúvida sobre quaisquer configurações fiscais dos produtos consulte seu contador.


Para que o sistema calcule o ICMS ST você deve verificar: 

 1 - Cadastro do Fornecedor - Acesse o cadastro do Fornecedor e verifique na aba "Dados Fornecedor" se ele está com a opção "Utiliza IVA" marcada em seu cadastro.

 2 - Cadastro do produto - Acesse o cadastro do Produto na aba "Dados Fiscais" e veja se o produto está com uma exceção configurada. Clique no link "Exceção" verifique 
     se sua pauta fiscal está correta. Caso tenha dúvidas sobre os valores consulte o setor fiscal de sua empresa.

 3 - Parâmetro na tela de consulta de Nota Fiscal de Entrada - O Flag "Calcula IVA" deve estar marcado. Os passos para chegar até a tela de parametrização é a seguinte: 
     Acesse o menu Nota Fiscal / Entrada / Clique no botão parametrizar(Botao parametrizar.png).

Exemplo: 
  Cadastro da Pauta:
ICMS Crédito: 18% Rdz 61,11 = Porcentagem Final 7%
ICMS Débito: 18% Rdz 61,11 = Porcentagem Final 7%
ICMS Fora Estado: 12%
IVA Ajustado: 21,20%

Cálculo:
Valor Total da Mercadoria: 65,00
Base Cálculo: 65,00
ICMS: 7,80
Base ST: 30,64
ICMS ST: 30,64 * 18% - ((65,00 - 61,11%) * 18%) = 0,96

- Observação - Quando o fornecedor referente a nota for de fora do estado e a porcentagem final da alíquota crédito dentro do estado for menor do que a porcentagem final da alíquota fora do estado, o sistema considera a alíquota crédito de dentro do estado.

ANEXO 5: GNRE/GARE ST

A GNRE só acompanha a nota fiscal quando os produtos estão sendo comprados de outro estado da federação, sendo assim, é necessário enviar os tributos estaduais 
ao estado no qual sua empresa reside. O pagamento deve ser a diferença de tributos entre os estados ("origem do produto" - "origem de sua empresa"). Em caso de 
dúvidas ou para maiores informações consulte o setor contábil fiscal de sua empresa. Lembramos que a informação contida na GNRE / GARE ST serve apenas para
compor o SPED.

Gare1.png

- Modelo - Informe o modelo correspondente a guia.
- Data Vencimento - Informe a data de vencimento da guia.
- Data Pagamento - Informe a data de Pagamento da guia.
- Mês Referência - Informe o mês e ano de referência da guia (podendo ser até 2 meses retroativos). Disponível a partir da versão 3.21.X
- Valor Receita - Informe o valor da receita da guia.
- Número DA - Informe o número do documento de arrecadação.
- Valor Receita - Informe o valor da guia. Disponível a partir da versão 3.21.X
- Valor Juros - Informe o valor dos juros da guia. Disponível a partir da versão 3.21.X
- Valor Multa - Informe o valor de multa da guia. Disponível a partir da versão 3.21.X
- Valor Acréscimos - Informe o valor de acréscimos da guia. Disponível a partir da versão 3.21.X
- Hon. Advocatícios - Informe o valor dos honorários advocatícios da guia. Disponível a partir da 
versão 3.21.X
- Valor Total - calculado automaticamente pelo sistema, sendo: Valor Receita + Valor Juros + Valor Multa + Valor Acréscimos 
+ Hon. Advocatícios. Disponível a partir da versão 3.21.X

ANEXO 6: CONVERSÃO CST 030 PARA REGIME EFETIVO / CAMPO OUTRAS SUBSTITUIÇÕES - CEARÁ

O Regime Efetivo 29.560/2008 é resumido em 4 alíquotas:  
- reg. efet. 17%
- reg. efet. reduzido a 58,82%
- reg. efet. reduzido a 29,41%
- reg. efet. 27%

Clique aqui para visualizar um modelo de cadastro de alíquotas para o estado do CEARÁ.

Para realizar a conversão para CST 030 na entrada do produto seu sistema deve estar configurado da seguinte maneira:

- No cadastro do produto, a opção "Utiliza Tabela Substituição Tributária" deve estar marcada.
- A tabela de substituição tributária deve estar configurada corretamente. Clique aqui para visualizar o manual completo da tabela de substituição tributária.
- O campo "ICMS CRÉDITO" no cadastro do produto deve conter uma das 5 alíquotas do regime efetivo listadas acima.
- No cadastro do fornecedor, o campo "Tipo Fornecedor" deve estar como "Indústria" ou "Atacado".

ANEXO 7: CÁLCULOS DO SISTEMA

BONIFICAÇÃO - ITEM A ITEM

[RESULTADO] = [CUSTO TOTAL DO PRODUTO SEM IMPOSTO] / [QUANTIDADE]  (QUANTIDADE = produto compra + produto bonificação)

[DESCONTO BONIFICAÇÃO] = [CUSTO TOTAL DO PRODUTO SEM IMPOSTO] - [RESULTADO]

[CUSTO FINAL] = [CUSTO UNITÁRIO COM IMPOSTO] - [DESCONTO BONIFICAÇÃO]
BONIFICAÇÃO - RATEIO

[PERCENTUAL] = [TOTAL ITEM] / [TOTAL DA NOTA]

[VALOR BONIFICADO] = [TOTAL BONIFICAÇÃO] * [PERCENTUAL]

ANEXO 8: VÍDEO COMO LANÇAR NOTAS PEPSICO

- Solicite o espelho da nota para o fornecedor.
- Verifique a Pauta Fiscal dos itens contidos na nota.
- Realize o lançamento da nota fiscal conforme as informações do espelho.

Veja abaixo um vídeo que explica exatamente como realizar o lançamento das notas Pepsico.



Acesse o manual do cadastro de pauta para produtos PEPSICO.

ANEXO 9: MODELOS DE NOTAS FISCAIS

"Branco" - Nota de Serviço
01 - Nota Fiscal Modelo 1
04 - Nota Fiscal de Produtor
06 - Nota Fiscal para Contas de Energia Elétrica
08 - Conhecimento de Transporte
21 - Nota Fiscal para Serviços de Comunicação
22 - Nota Fiscal para Serviços de Telecomunicações
28 - Nota Fiscal/Conta de Fornecimento de Gás Canalizado
29 - Nota Fiscal/Conta de Fornecedor D'água Canalizada
2D - Mapa Resumo
55 - Nota Fiscal Eletrônica
57 - Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e
59 - SAT
65 - NFC-e
GS - Nota Fiscal de Gás com modelo 55 ou 01. Disponível a partir da versão 3.15.17.

ANEXO 10: VERBA DESCARGA PALETE

Disponível a partir da versão 3.16.4

- Cadastre um produto com descrição Palete e administre o preço do produto.
- Acesse  Nota fiscal > Entrada e clique em parametrizar(Botao parametrizar.png).
- Informe o código do produto Palete no campo: "Produto descarga palete".
- Tecle: F11 para acessar a opção de busca e digite: tipo recebimento
- Escolha um tipo de recebimento ou crie um novo clicando em incluir(Botao incluir.png). Selecione o flag no recebimento da verba na opção "Descarga Palete".
- Dê F11 acesse a opção de busca e digite tipo entrada e acesse a opção Nota Fiscal > Tipo Entrada.
- Edite o tipo entrada que utiliza na entra da nota em questão e coloque o flag  na opção "Gera Verba Descarga Palete". 
- Após essa configuração, ao dar entrada na nota fiscal onde a loja irá ficar com o  palete, ao clicar no ícone "Descarga palete" e informar quantos paletes que vieram, o sistema irá gerar um lançamento de verba e irá alimentar a tela Nota Fiscal > Recebimento > Descarga Palete.

ANEXO 11: IMPORTAÇÃO DE PEDIDO DE COMPRA

A partir da versão 3.17.6 foi realizada uma mudança na lógica do sistema quanto a importação de pedidos de compra. Agora ao realizar a importação um pedido de compra e finalizar ou salvar a nota, o sistema fará a atualização da quantidade atendida do pedido importado.

- Após carregar a nota fiscal, clique no botão importar(Botao importar.png).
- Selecione a opção Pedido de Compra.

Nota fiscal entrada at3.png

- Selecione os pedidos de compra referente a nota de entrada e cliquem em carregar(Botao carregar.png).
- Filtre os pedidos pelo campo "Produto" se necessário. Disponível a partir da versão 3.17.0

NOTA: Ao clicar no botão visualizar(Botao visualizar.png) você poderá visualizar o pedido de compra no sistema referente ao registro encontrado na lista da tela.

NOVIDADES DA VERSÃO

Workflow Divergência de data Emissão                                                                                       
                                                                                                                                  
Quando uma NF é recebida na Loja e não há um pedido de compra correspondente, atualmente o usuário pode criar um pedido de última hora e associá-lo à nota. Diante desse cenário, foram implementados parâmetros no sistema permitindo o usuário ser alertado quanto à essa situação, validando se quando a Data Compra do Pedido for igual ou superior à Data Emissão da NF, assim, ao cair neste fluxo o usuário Workflow será notificado para revisão e liberação somente mediante ciência.                                                           
                                                                                                       
Nota Fiscal > Nota Entrada > Entrada > Parâmetros > Workflow:
                                                                                                        
Divergência Data Emissão: Ao ativar esta opção, o sistema realizará uma verificação durante a finalização da NF, onde será avaliado se a Data Compra do Pedido importado a esta nota é igual ou superior à sua Data Emissão. Quando este fluxo for acionado, um Workflow será automaticamente gerado para o usuário configurado, exigindo a liberação antes que a nota possa ser finalizada.                    
                                                                              
ParametroWorkNFe.png                                                                                                                       
                                                                                                      
Bloqueia Data Emissão: Este parâmetro irá bloquear o campo de Data Emissão da NF, impedindo qualquer alteração.                                                                    
                                                                             
Parametro2WorkNFe.png                                                                   
 
 ROTINA NA ENTRADA COM GNRE 
 
Ao acessar o VRMaster > Menu > Nota Fiscal > Nota Entrada > Entrada, e acessar uma Entrada de Nota Fiscal onde foi realizado o lançamento de uma GNRE:

Cadastro gnre.png 

Ao salvar a tela de Cadastro de GNRE/GARE ST, a Soma dos lançamentos que contenham Tipo Guia igual a GUIA ST compõe o Campo “Guia Subst.” do Escopo da Nota Fiscal de Entrada, não sendo necessário realizar a inclusão manualmente, dessa forma: Na tela de “Entrada de Nota Fiscal” (VRMaster > Menu > Nota Fiscal > Nota Entrada > Entrada) foi incluído o  botão “Rateio Guia Subst”, conforme imagem abaixo:

Cadastro gnre2.png 

Na tela de “Entrada de Nota Fiscal” (VRMaster > Menu > Nota Fiscal > Nota Entrada > Entrada) foi incluído o botão “Rateio Guia Subst”, conforme imagem abaixo
        
 Cadastro gnre3.png 

A tela exibe em forma de tabela, com as seguintes colunas:
- Produto: Deverá exibir o código do cadastro do produto;
- Descrição: Deverá exibir a descrição do cadastro do produto;
 - Valor Total: Deverá exibir o valor total do produto na nota fiscal;
- Valor Guia Subst: Deverá exibir o valor da Guia Subst que o produto receberá;
- Total Guia Subst: Deverá exibir o valor integral do campo “Guia Subst” e do escopo da nota fiscal;
- Total Rateio Guia Subst: Deverá exibir o valor total do rateio utilizado nos produtos;
- Botão Salvar;
- Botão Limpar Valores Guia Subst: Deverá zerar (0,00) os valores da coluna “Valor Guia Subst”;
- Botão Recalcular Guia Subst: Deverá refazer o cálculo dos valores de “Guia Subst” de acordo com a Pauta Fiscal de cada item;
- ICMS: Deverá trazer a Descrição da Alíquota de ICMS do produto na nota fiscal;
- Ícone de Informações: Exibirá uma tela informativa;
     
  Cadastro gnre4.png 

Se o valor total rateio Guia Subst for diferente do o valor total Guia Subst, quando clicar no botão Salvar, o sistema exibe a mensagem: “O valor total do rateio é diferente do valor total Guia Subst!”

Desabilitar para edição os campos “Guia Subst.” do Produto de Nota Fiscal Entrada, mantêm ambos apenas como informativo de acordo com

lançamento da tela “Rateio Guia Subst”:

   Cadastro gnre5.png 

 Caso haja algum item que não contenha Pauta Fiscal em seu cadastro, o mesmo se apresenta em tela com o valor de R$0,00.

Permite que o valor da Guia Subst seja maior que o valor do item. Apenas existe a validação de que a soma dos valores que foi informados entre os itens, seja igual ao Total da Guia.

As validações já existentes na finalização da NFe são mantidas!
 
Ao clicar no botão de informações: o sistema exibe a seguinte tela:
  Cadastro gnre6.png 

Exemplo de Cálculo (o cálculo de Guia Subst é o mesmo de ICMS ST): Cálculo ICMS ST
Cadastro gnre7.png  

Valor do Produto + Pauta Fiscal / %IVA = Valor BC ST:
1.000$ + 20% = 1200$ Valor Base Cálculo ST

Valor BC ST * ICMS Crédito Pauta:
1.200,00 * 18% = 216,00$ Valor ICMS ST sem deduzir ICMS

Valor ICMS ST - ICMS:
216,00 - 120,00$ = 96,00$ Valor ICMS Subst ou Guia Subst.

***RESUMIDAMENTE:
(ICMS-ST = [Valor Produto x IVA/MVA x alíquota] — ICMS próprio    
                                                                              
Somente notas importadas pelo XML irão bloquear o campo da Data Emissão.                                              
                                                                                                       
Tela de Divergência Data Compra                                        
                                                                       
DivergenciaCompraNFe.png
 

Exemplo de Cálculo (o cálculo de Guia Subst é o mesmo de ICMS ST): Cálculo ICMS ST


Botão Visualizar                                                                                                              
                                                                                                                                     
Com o intuito de facilitar a visualização das informações da Danfe, foi incluído na Consulta de Nota Fiscal de Entrada e Entrada de 
Nota Fiscal o botão Visualizar, cuja função é de abrir a nota em PDF. Essa funcionalidade já existe no Repositório de NF-e de Entrada. 
Dessa forma, ao ter a nota já carregada, não será necessário acessar outra tela para fazer essa consulta.                       
                                                                                                                                
Caminho: Nota Fiscal > Nota Entrada > Entrada > Consulta de Nota Fiscal Entrada, botão Visualizar.
                                                                                                         
VisualizarNFe43.png
Rotina na Entrada com GNRE                                                                                          
                                                                                                                                     
Foi incluída uma tela para exibição dos valores da GNRE por Produto, permitindo recálculo de acordo com a Pauta Fiscal de cada produto, Proporcionando o Lançamento Automático dos Valores nos itens listados na NFe, otimizando o processo feito hoje. 
                                                                                                          
RateioGuiaGNRE.png            
                                                                                                                                      
Ao salvar a tela de Cadastro de GNRE/GARE ST, a Soma dos lançamentos que contenham Tipo Guia igual a GUIA ST irão compor o Campo “Guia Subst.” do Escopo da Nota Fiscal de Entrada, não sendo necessário realizar a inclusão manualmente. Dessa maneira, quando finalizar a NF todos os valores já foram rateados nos devidos produtos automaticamente.